Bunker Indica: O Mapa das Pequenas Coisas Perfeitas.
Imagina viver o mesmo dia varias e varias vezes. Saber tudo que vai acontecer, cada passado de cada pessoa e repetir tudo. de novo e de novo. O Feitiço do Tempo com Bill Murray, Antes Que o Dia Termine, No Limite do Amanhã e Antes Que Eu Vá falam sobre isso. Mas vamos ver sobre uma ótica mais simples. O Mapa das Pequenas Coisas Perfeitas é uma adaptação de mesmo nome de um dos contos do livro de STEPHANIE PERKINS, "Aconteceu Naquele Verão". O original do Prime Vídeo nos apresenta Mark, um adolescente que a muito já está acostumado com a anomalia temporal que o faz reviver o mesmo 4 de agosto todos os dias, por sabe se lá quanto tempo. Ganhar na loteria, guiar uma escavadeira, impedir alguém de ser atingido por cocô de pássaro e até mesmo flertar, são os passa tempos de Mark, que não necessariamente fazem o tempo "passar". E tudo vai mudar quando os cachos loiros de Margaret se puserem em seu caminho dos acontecimentos perfeitamente roteirizados, mudando tudo, e mostrando a Mark que ele não é o único "preso" no loop temporal. Margaret é um a garota talvez até complexa, que encontrou na repetição dos dias, uma forma de resolver seus problemas futuros. E de certa forma, mesmo parados no tempo, os dois ainda sim, estão meio perdidos.
Diferentemente dos outros filmes até então citados sobre estar preso num único dia, O Mapa das Pequenas Coisas Perfeitas se distancia de tratar os protagonistas com aquela melancolia de não poder seguir, mas mostra como cada dia pode ser explorado de uma forma mais doida que a anterior, falando de forma inteligente sobre o espaço e tempo, buscando explicações lógicas e cientificas para o até então, acontecimento tão inexplicável e com isso, se aprofunda e desenvolve os personagens, revelando sonhos, ideias, seguranças e até mesmo um amor. Mas oque poderia ser feito além do que já foi feito? Durante toda essa busca cheia de humor, momentos tocantes, e a descoberta que Mark faz sobre oque passava despercebido aos seus olhos tão atentos aos acontecimentos repetitivos do seu dia, ele assim segue buscando formas de resolver ao lado de Margaret o problema que assola suas vidas. Porém, talvez, para Margaret, essa não seja a melhor opção, pois tudo isso, pode ser pra ela uma grande fuga. Afinal, envelhecer, colonoscopia, impostos, um emprego chato, e depois, o fim de tudo, não é tão atrativo, certo?
O Mapa das Pequenas Coisas Perfeitas é cheio de tudo aquilo que precisamos pra uma noite, ou no meu caso, uma madrugada em busca de uma forma de aquecer o coração. Desenvolve os personagens de forma que nos apeguemos a eles, nos emociona, nos faz torcer e chorar (eu chorei),mostra que o amor vai acontecer, mesmo que tudo tenha que se repetir diversas vezes, pra no fim, nos fazer sorrir, com o coração quentinho, nos ensinando que certas coisas são inevitáveis, e que tentar adiar o inadiável, talvez, não seja a melhor saída. No fim, esse com certeza vai se tornar assim como outros, e eu tenho certeza que você tem, um dos confort que vão deixar um dia cinza seu, um pouco mais colorido e até aliviar algo.
O longa está disponível no Prime Vídeo e com certeza, você não pode perder.
Ps.: Essa foi escrita ao som de The Scientist do Coldplay, If I Ain't Got You da Alicia Keys, Creep do Radiohead e Iris do Goo Goo Dols. Uma playlist bem nada a ver com o tema do filme.
Comentários
Postar um comentário