Greve dos Roteiristas 2023: Produções paradas? Problemas com a Inteligência Artificial?
Parece até um apocalipse do audiovisual.
Profissionais do audiovisual pedem por melhores pagamentos nesta terça (02/05) após o fracasso de negociações com as produtoras de Hollywood como Walt Disney e Netflix.
Profissionais do audiovisual pedem por melhores pagamentos nesta terça (02/05) após o fracasso de negociações com as produtoras de Hollywood como Walt Disney e Netflix.
Com essa greve podemos ter a paralisação de séries, filmes e até programas de TV como Talk-Shows. A greve é realizada pelo 'Sindicato dos Roteiristas da América (WGA)' e aprovada em Abril. Ao todo são 11,5 mil roteiristas ao qual pertencem ao WGA.
A ultima greve aconteceu há 15 anos, dia 5 de novembro de 2007, onde diversas séries pausadas não foram devidamente finalizadas por falta de interesse do público com a demora e por outras consequências da greve e até canceladas como 'Heroes' e 'Pushing Daisieses'. A greve foi contra o 'Alliance of Motion Picture and Television Producers (AMPTP)', sindicato esse que representa os interesses de produtores de cinema e televisão. Mais de 12 mil roteiristas estiverem envolvidos na greve, que imediatamente paralisou a produção de inúmeros Talk-shows e seriados de televisão. A greve durou até 12 de fevereiro de 2008. O prejuízo dessa greve foi de 2 Bilhões na economia de Los Angeles.
Houve a maior greve do WGA em 1988, e durou vinte e duas semanas. Os prejuízos para a indústria do entretenimento estado-unidense com a greve foram de cerca de 500 milhões de dólares. Durante a greve, a audiência televisiva nos EUA despencou sem jamais se recuperar por completo. Foi exatamente nessa época que se popularizou os programas sem roteiros como chamamos de 'Reality Shows'.
As reivindicações dos Roteiristas:
São exigidos, principalmente, o aumento de salários e o recebimento maior de lucros gerados pelas transmissões das produções por streaming.
De acordo com a agência de notícias Reuters, os profissionais afirmam que enfrentam dificuldades com as remunerações estagnadas e que as mudanças com o streaming tornaram difícil viver em cidades como Los Angeles e Nova York.
Bem mais que a metade dos roteiristas de séries de TV, trabalham com salários mínimos, em comparação com um terço nos anos de 2013 e 2014, de acordo com as estatísticas divulgadas da WGA. O pagamento médio para roteiristas no nível mais alto de escritor/produtor caiu 4% nos últimos dez anos.
Uma das grandes reivindicações é em relação á inteligência artificial. Segundo a Reuters, o Sindicato quer garantias que os estúdios sejam impedidos de usar as inteligências artificiais para criar roteiros a partir de trabalhos antigos de escritores. Eles também querem garantir que não sejam solicitados a reescrever rascunhos de scripts pela IA.
Como surgiu essa terceira greve?
Bom, como já havia citado antes, o Sindicado tentou negociar com as produtoras por melhores condições, mas não houve sucesso. Vale lembrar que a 'AMPTP' representa as gigantes do entretenimento como Walt Disney, Time Warner Inc., Comcast Corp, CBS, Viacom e Twenty First Century Fox Inc. Agora imagine ficar sem todos os conteúdos dessas empresas?!
Um dos principais pontos de desacordo, segundo a AMPTP seria o pedido do WGA da contratação de um número determinado de roteiristas ''durante um período determinado, sejam eles necessários ou não''.
Outra questão debatida é o salário dos profissionais que trabalham em séries por streaming, produções essas que ficam disponíveis por anos nas plataformas. Atualmente esses roteiristas tem um pagamento anual fixo, mesmo se seu trabalho tiver um grande sucesso como ''Stranger Things''. O WGA pede a reavaliação desses valores, hoje ''baixos demais em vista do grande reaproveitamento internacional''.
Sem o acordo, os roteiristas aprovaram a paralisação por meio de uma votação feita no dia 17 de Abril. De acordo com ''New York Times'', a medida foi aprovada por 98% de mais de 9 mil votantes.
O grande impacto:
Os primeiros a sofrerem com a greve serão os programas de entrevistas e atrações de esquetes de comédia como ''The Tonight Show'' e ''Saturday Night Live''. Os roteiros desses Talk-Shows geralmente são feitos dias próximos da exibição, então por esse motivo serão os primeiros a serem afetados.
Tendo em vista por agendas e organização, as séries e filmes não serão afetadas pela greve imediatamente. Pois essas produções também possuem intervalos maior entre as temporadas e roteiros já escritos e finalizados.
Contudo, caso os dois Sindicatos não entrarem em um novo acordo e a greve continuar, pode sim afetar e atrasar produções grandes e atrasar ainda mais o retorno dos Talk-Shows. E até atrasar os lançamentos previstos para 2024 e 2025. Uma grande bagunça nas agendas das produtoras.
O CEO da HBO Max já anunciou que vai congelar as produções de todos os seus produtos originais por tempo indeterminados. Imagem o efeito dominó que isso vai causar por um bom tempo.
Bom, alguns de vocês sabem que eu Zatara sou roteirista e eu não poderia ficar sem falar sobre isso e deixo registrado todo meu apoio aos Roteiristas de Hollywood. Nossa arte não é de graça e merecemos nosso respeito e salário digno em NOSSAS criações.
Comentários
Postar um comentário